Sobre nós
A ambar: é uma marca de referência, renovada, voltada para o cliente, estrategicamente organizada e orientada para o mercado global. Interagindo com os seus clientes, na resposta diária às necessidades do consumidor, procura o destaque pela diferença, surpresa, e pela capacidade de se reinventar em cada coleção de produtos.
Organizada em 4 áreas de negócio - escola, escritório, casa e ambarscience -, é uma empresa 100% portuguesa, cuja longa experiência na transformação do papel permite uma forte presença em todos os canais de distribuição nacionais e internacionais.
Os valores da marca representam o espírito da organização e espelham a sua personalidade: design, inovação, qualidade de produto e serviço, responsabilidade social e ambiental.
Criamos soluções adaptadas aos diferentes estilos de vida dos consumidores e acreditamos ser a solução para quem procura a diferenciação. Inovamos e produzimos na busca de um compromisso com quem nos prefere.
A nossa história
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1939 - 1968
É da junção das primeiras sílabas dos dois nomes do fundador da empresa que nasce uma outra marca familiar portuguesa de sucesso. Em 1939, Américo Barbosa fundou no Porto a AMBAR, uma empresa dedicada à encadernação de livros. Negócio cuja atividade hoje já se expande aos produtos para escritório. Em 1968 chega aos 1000 trabalhadores.
1973 - 1987
Em 1973 a AMBAR inova com a Introdução de um sistema informático integrado. Em 1976 toda a infraestrutura da fábrica da AMBAR foi completamente reedificada com instalações modernas e uma estrutura informatizada, devido a um incêndio que destruiu por completo a fábrica em plena laboração, com mais de mil trabalhadores. Em 1987 é criada a AMBAR Espanha, com filial em Madrid, fortalecendo assim a sua posição no mercado Ibérico. Começa desde então a alargar-se continuamente o leque de países para onde a marca hoje exporta. Mais de 25.
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1991 - 1996
Em 1991 a empresa faz um investimento na remodelação e alargamento das suas instalações no Porto, para melhorar a sua capacidade de produção e resposta ao mercado. 1993 Armazém robotizado, um dos primeiros do país. 1996 Isabel Barbosa, filha do fundador, assume o leme do negócio da família após a morte do seu pai, e é a partir desta altura que a AMBAR assume a “renovação” como palavra-chave.
Século XXI
Em 2004, muda de designação para AMBAR – Ideias no Papel, S.A. e arranca com uma estratégia baseada em três eixos: “Investigação e Desenvolvimento”, tendo os “investimentos em Marketing e Comunicação” como “primordiais” para a marca, bem como a consolidação e crescimento do seu mercado de exportação. 2010 Reorganização em três áreas estratégicas de negócio - renovação total da oferta. 2013 Nomeada Superbrand, a AMBAR continua com este selo nos anos consecutivos até à data de hoje. 2014 Nova Administração e a celebração dos 75 anos de existência.
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Missão
Colocar à disposição do cliente todas as competências técnicas e criativas, de forma a desenvolver e produzir artigos de excelência a preços competitivos.
Acima de tudo, existimos para o serviço e sempre a pensar nos outros: nos clientes que usam os produtos que concebemos, nas marcas para quem produzimos, nos colaboradores que nos honram com o seu trabalho, na comunidade que nos acolhe, em todos os que nos fornecem e nos que apoiam com capital e recursos.
- Inovação tecnológica permanente de forma a usar sempre os meios e métodos mais produtivos, fiáveis, com menor impacto ambiental, no compromisso pela proteção do ambiente e de acordo com os mais elevados parâmetros de segurança e ergonomia.
- Desenvolvimento permanente de novas atividades, produtos e serviços competitivos e manutenção de gamas completas, de forma a corresponder às necessidades e expectativas dos clientes.
- Melhoria contínua de atividades, produtos e serviços, para otimizar o seu custo, requisitos de desempenho, impacto ambiental, higiene, segurança e saúde.