DIY: Barcos pirata que flutuam
Sabes porquê que os barcos não se afundam no mar? Porque, apesar de serem muito pesados, são feitos de materiais menos densos do que a água, como a madeira! A cortiça – que é a casca de umas árvores chamadas sobreiros – é um material extremamente leve e resistente que, tal como a madeira, consegue flutuar na água. Vamos fazer barcos pirata com rolhas de cortiça e fazê-los flutuar?
Materiais necessários:
- Cartolinas AMBAR
- Tesoura AMBAR
- Papel de Lustro AMBAR
- 3 rolhas de cortiça (por barco)
- Elásticos (mínimo 4 por barco)
- 1 palito de espetada
- Autocolantes diversos (opcional)
- Régua
- Lápis
- Cola de batom
- 1 recipiente
-
Água
Mãos à obra:
- Reúne todos os materiais de que vais precisar.
- Une as rolhas com os elásticos. Se forem coloridos, experimenta diferentes combinações!
- Espeta o palito da espetada na rolha do meio. Este vai ser o teu mastro.
-
Usando a régua e o lápis, desenha a vela do teu barco. A vela deve ser um losango com cerca de 5x7x10 cm.
- Com a tesoura, corta o losango. Depois, utilizando o lado pontiagudo do palito, faz um furo em cada extremidade da vela.
- Para decorares o teu barco, cola autocolantes na cartolina que fará de vela. Se não tiveres autocolantes, não faz mal! Podes fazer estrelas ou desenhos diretamente na cartolina com marcadores ou lápis de cor.
- Para a bandeirinha pirata, desenha um retângulo com bicos na parte de trás do papel de lustro. O retângulo deve medir cerca de 5cm.
- Depois de recortado, cola o retângulo à volta do palito, bem na ponta. Podes decorar a tua bandeira pirata como quiseres! Só não te esqueças de colocar a vela no mastro antes de colares a bandeira.
- Enche um recipiente com água e coloca o teu barco lá dentro. É hora de flutuar!
E já está! O teu barco pirata está pronto a navegar por mares perigosos e desconhecidos. Podes decorá-lo como quiseres e até pintar as rolhas para lhe dar mais cor. Experimenta usar uma palhinha e soprar atrás da vela, verás que ganha velocidade!
Se fizeres esta atividade, tira uma fotografia do resultado e partilha-a connosco através das nossas redes sociais com os hashtags #ambarDIY e #babysitsDIY.
Este artigo foi escrito pela Babysits, a maior plataforma online de babysitting em Portugal. Nesta plataforma, poderá encontrar uma babysitter perto de si e rapidamente obter apoio para a sua família.
Deixe um comentário